Compositor musica as cartas de Emily Dickinson e Thomas Higginson

Standard

Foi publicado no Providence Journal um artigo anunciando o projeto do compositor e professor universitário Eric Nathan. Intitulado Some Favored Nook, o ciclo de canções foi apresentado no contexto do projeto FirstWorks em Providence. A apresentação, que ocorreu neste domingo, 3 de março às 14h no horário local, foi seguida por uma conversa mediada com o compositor. Embora muitos poemas de Dickinson tenham sido musicados em diversas ocasiões, esta é a primeira vez em que suas cartas recebem um tratamento semelhante.

Segue tradução do artigo original:

Some Favored Nook

Emily Dickinson teve que viajar de Roma para o Hudson Valley – e retornar a Roma – antes que Eric Nathan concluísse o projeto.

É claro que Dickinson nunca foi a lugar algum – saiu poucas vezes de Amherst, Massachusetts ao longo de sua vida. Mas todas essas viagens foram necessárias para Nathan compor seu ciclo de canções, Some Favored Nook, a partir da correspondência entre Dickinson e um dos seus primeiros defensores literários, Thomas Wentworth Higginson,

Eric Nathan | Crédito: Boston Symphonic Orchestra

A ópera de câmara de Nathan, para soprano, barítono e piano, vai ter sua segunda apresentação no domingo, dia 3 de março, na First Unitarian Church em Providence, uma apresentação do FirstWorks. Jessica Rivera canta Dickinson, Andrew Garland canta Higginson e a pianista Molly Morkoski acompanha.

O libreto, iniciado por Nathan e concluído pelo libretista vencedor do Pulitzer Mark Campbell, explora o longo relacionamento entre Dickinson e Higginson – “uma incrivelmente famosa, mas quase desconhecida quando viva”, como Nathan diz, “o outro – Higginson – que era famoso, até temido, quando vivo, e agora quase totalmente esquecido.”

O relacionamento de Dickinson e Higginson

Em um artigo publicado em 1862 no Atlantic Monthly, Higginson incentivou jovens poetas. Dickinson escreveu para ele, e assim iniciou-se um relacionamento longo e complexo que se estendeu pelo resto da vida de Dickinson. Eles trocaram correspondências sobre a poesia dela e também, quando Higginson comandou um regimento na Guerra da Secessão, sobre este conflito.

“Eu pensei sobre o relacionamento deles, naquele contexto,” diz Nathan. “Ela enviou aqueles poemas e cartas para ele durante a Guerra da Secessão, perguntando o que ele achava do trabalho. Ele estava liderando um regimento no Sul, lutando pela abolição. Eram muitas e muitas páginas.”

Nathan, assistant professor de música na Brown University, começou a trabalhar no libreto em Roma, em 2013, durante um fellowship na Academia Americana de lá.

“É muito material”, diz Nathan. “Eu reuni cerca de 20 páginas de texto, mas eu não conseguia decidir como devia começar a música. Quando fui embora de Roma, eu dei as páginas ao Mark Campbell. Logo de cara, ele jogou metade delas fora. Quando ele me devolveu, eu imediatamente me senti pronto para escrever a música”.

Nathan trabalhou na peça durante na residência na Copland House no Hudson Valley e a concluiu em dezembro de 2017 – em Roma, durante outro fellowship. Após alguns workshops, o ciclo teve sua estreia em Dallas em janeiro, quase seis anos após ele iniciar o projeto.

Ao longo do caminho, Nathan examinou a caligrafia de Dickinson: “eu criei motivos musicais frágeis, leves, quase luminosos”. Ele também visitou o quarto dela em Amherst: “muito mais bem-iluminado do que eu imaginava, bem na Main Street”.

Some Favored Nook possui três movimentos: o primeiro explora o desejo de Dickinson de ser uma escritora, o segundo foca em Higginson na guerra e a seção final descreve o primeiro encontro dos dois, em 1870.

“Dickinson encerra a primeira parte escrevendo: My barefoot rank is better, o que significa que ela está contente sem ser publicada”, diz Nathan. “Ela pode aceitar isso bem, mas nós não aceitamos. É algo difícil de comunicar, mas eu disse à Jessica para cantar isso num tom otimista. Dickinson era otimista, mesmo que nós não queiramos acreditar nisso.”

A segunda parte retrata Higginson, o abolicionista de longa data, liderando uma brigada constituída exclusivamente por soldados negros na Carolina do Sul durante a Guerra da Secessão. Quando eles finalmente se encontram na última seção, “eu tentei criar a sensação de que quando você troca cartas, você conhece a pessoa, mas que quando você a conhece pessoalmente, ela é diferente.”

Projetos

Some Favored Nook não é o único projeto de composição em que Nathan trabalhou ao longo desse tempo. Ele já recebeu várias comissões da Boston Symphony Orchestra:  the space of a door teve sua estreia com a BSO em 2016 e foi um sucesso na abertura de concertos, tendo sido repetida pela Louisville Orchestra no último outono. Outra comissão terá destaque na temporada de 2020 da BSO.

O concerto duplo do compositor – para violino (Stefan Jackiw) e clarinete (Yoonah Kim) – estreia com o New York Classical Players em maio, com outra apresentação ano que vem com a New England Philharmonic de Boston.

A apresentação no FirstWorks traz de volta para casa o novo ciclo de canções: “uma noite musical inesquecível” foi como um resenhista descreveu a estreia de One Favored Nook em Dallas (que ocorreu em fevereiro).

“Eu senti que a estória precisava ser contada através da música” disse Nathan. “Eu me senti quase como um diretor de cinema tentando entender o estado emocional do personagem e depois tentando comunicar isso ao público”.

***

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *