Wild Nights with Emily ganha trailer oficial

Standard

Foi publicado ontem o trailer oficial da comédia dramática Wild Nights with Emily. O filme, dirigido por Madeleine Olnek e estrelado por Molly Shannon no papel da Poeta de Amherst, percorreu o circuito dos festivais no ano passado. O fato do filme buscar um novo entendimento da biografia de Dickinson a partir da sua relação com Susan Gilbert Dickinson e o fato de a diretora ter tomado as cartas da poeta como principal fonte bibliográfica são alguns dos fatores que levaram a grande pesquisadora dickinsoniana Martha Nell Smith a elogiar o filme constantemente:

Recomendo fortemente que TODOS assistam a esse filme — Olnek usa comédia e fez mais do que o dever de casa ao construir esse filme. Molly Shannon e Susan Ziegler estão incríveis como Emily e Susan! (fonte)

Em resenha publicada no IndieWire, Jude Dry também teceu elogios ao filme, o classificando como “a melhor comédia lésbica dos últimos anos” e apontando que “o novo filme de Madeleine Olnek revela o lado mais leve e alegre de uma poeta que não era tão reclusa nem tão severa quanto nos fizeram acreditar”. Confira um trecho da resenha traduzida:

“Os filmes de Madeleine Olnek podem ser definifidos por uma questão de gosto adquirido, mas é fato que ela sabe escrever uma premissa instigante. Seus três longa-metragens, todos comédias excêntricas com inclinações ao absurdo — incluem lésbicas alienígenas em busca do amor, prostitutas lésbicas se encontrando com mulheres na frente da Talbot’s1 — e agora, Emily Dickinson como uma lésbica perambulando pelo seu jardim em Amherst após um encontro romântico com sua cunhada, sua anágua jogada sobra sua cabeça. Esta é a premissa de Wild Nights With Emily e dizer que não fazem mais filmes assim seria um equívoco grosseiro: é difícil imaginar outra pessoa que não Olnek fazendo esse filme.”

“Usando as cartas e poemas de Dickinson (com permissão da Harvard University Press), Wild Nights with Emily delineia um retrato muito mais solar da poeta do que o de uma solteirona reclusa com medo de publicar seus poemas. Em vez disso, o filme imagina uma mulher cheia de vida forçada a esconder um caso amoroso que se estendeu por quase toda a sua vida e cuja obra foi rejeitada por um establishment literário que a abraçaria após a sua morte.”

 

O que esperar?

O filme foi exibido no Brasil sob o título Loucas Noites com Emily no ano passado durante o festival Mix Brasil em São Paulo. Espera-se que seja anunciada em breve a data da distribuição comercial do filme, que certamente será restrito ao circuito arthouse. Sendo assim, ainda não é possível oferecermos uma avaliação conclusiva tendo como base somente o trailer. No que pesem alguns aparentes equívocos ou modificações deliberadas no tratamento da biografia da poeta, é no mínimo interessante ver artistas tentando repensar a forma como a nossa cultura trata Emily Dickinson.

One thought on “Wild Nights with Emily ganha trailer oficial

  1. Cecy Barbosa Campos

    A imensa obra de Emily Dickinson da lugar a múltiplas interpretações. A sua juventude participativa e até as demonstrações afetivas que foram constatadas por seus biógrafos passam a impressão dela ser uma mulher normal. Talvez esta aura de mistério que se criou em torno dela possa ser dissipada ante os estudos feitos no século. XXI

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *