Quem foi Benjamin F. Newton?

Standard

Foi anunciado pelo site Deadline que o ator Matt Lauria (Kingdom, Friday Night Lights) entrou para o elenco da websérie Dickinson, que deve estrear ainda este ano. Lauria vai interpretar Ben Newton, descrito no press release como “um belo funcionário do pai de Emily. Ben tem uma qualidade ‘de outro mundo’ quando comparado à população de Amherst. Ele tem uma sensibilidade incomum entre os homens de seu tempo, o que permite que ele e Emily desenvolvam uma conexão mais profunda”.

Na vida real, Dickinson conheceu Benjamin F. Newton quando ela tinha 18 anos. Aos 28, ele era um jovem advogado começando sua carreira no escritório de Edward Dickinson, pai de Emily. Embora especule-se a respeito da natureza do relacionamento dos dois, é fato reconhecido que Newton exerceu uma influência formativa sobre Dickinson, a introduzindo à obra de Wordsworth e Ralph Waldo Emerson. Ele também foi a primeira pessoa que a incentivou a levar sua escrita a sério. A biógrafa Lyndall Gordon escreveu sobre esta amizade em Lives Like Loaded Guns (2010). Traduzi alguns trechos para compartilhar aqui: Continue reading

“Hope” is the thing with feathers – (Brasil, 2019)

Standard

No contexto deste difícil início de ano para nós, brasileiros, compartilho “‘Hope’ is the thing with feathers –” (Fr314) em tradução de Isa Mara Lando (2010). Neste poema, um pássaro que entoa seu canto “e não para jamais” dá corpo e voz à esperança. Cristanne Miller (2016) observou que Emily Brontë, de quem Dickinson era leitora, também retratou a esperança como ave canora no poema “Hope was but a timid friend” (1846).

Continue reading

Emily Dickinson e os tabloides

Standard

Em 4 de maio de 1930, o jornal The Boston Herald Sunday publicou uma “matéria” de cunho sensacionalista especulando acerca da vida sentimental de Emily Dickinson, que faleceu em 1886. A imagem foi compartilhada no grupo da Emily Dickinson International Society no Facebook por Jeff Green, fotografada a partir do seu acervo pessoal. Ele compartilhou a imagem com esta legenda:

4 de maio de 1930… o jornal The Boston Herald… tenho quase certeza de que este é o marco da primeira vez em que Emily Dickinson recebeu “Manchetes de Fofoca de Tabloide” 😊 … a ocasião foi a publicação de uma das primeiras biografias de Emily por Josephine Pollit: Emily Dickinson: The Human Background of Her Poetry. Pollit escreve/revela que o “amor” da vida de Emily foi o Major Hunt … (morto acidentalmente durante a Guerra de Secessão em 1863), que era então casado com a amiga de infância da poeta, Helen Hunt (Jackson). O Boston Herald foi longe com essa manchete falando em amantes… criou uma grande ilustração e publicou um artigo que ocupou ¾ da página anunciando a “notícia”.

Continue reading